terça-feira, 3 de novembro de 2009

Atividade _ A História das Coisas

A Relação de Consumo e a preservação do Meio Ambiente

O objetivo da proposta de trabalho é despertar o olhar crítico para a preservação do Meio Ambiente e evidenciar que o consumo sem controle contribui para a destruição do planeta.


Apresentação da proposta de trabalho.



 Sensibilização: Vídeo ( Sem Floresta não há Clima)

 Vídeo: A história das coisas.

 Questionário sobre o tema abordado para as impressões pessoais dos alunos.

 Discussão entre grupos sobre o tema para a construção de um parágrafo.

 Socialização das idéias dos grupos.

 Construção de um hipertexto com as idéias dos grupos sobre Consumo e Meio Ambiente.

 Orientação sobre a postagem no blog

 http://gruposisaltics.blogspot.com/

 Publicar no blog a contribuição dos alunos no formato de hipertexto.

 Avaliação: contribuir na enquete sobre o trabalho desenvolvido.



Sensibilização: Vídeo do Greenpeace – Sem Floresta não há clima.
Clique no link abaixo e perceba a mensagem.







http://www.youtube.com/watch?v=U0p8qQY-kY4&feature=channelhttp://www.youtube.com/watch?v=U0p8qQY-kY4&feature=channelhttp://www.youtube.com/watch?v=U0p8qQY-kY4&feature=channelhttp://www.youtube.com/watch?v=U0p8qQY-kY4&feature=channel


Agora, você vai assistir ao vídeo que poderá mudar o seu modo de olhar a vida, a sua relação com a natureza e o seu consumo diário. Clique no link abaixo e vamos navegar.







 
http://video.google.com.br/videoplay?docid=-7568664880564855303&ei=KYjnSuH2B53eqALGzN3bDw&q=a+historia+das+coisas&hl=pt-BR#




QUESTIONÁRIO:



Responda com atenção partindo sempre da sua reflexão pessoal sobre o que você assistiu- A História das Coisas-.

 1. O que você entende por consumo? Você compra só o necessário ou também compra o supérfluo?

 2. O tema do vídeo traz informações importantes para os indivíduos na sua vida cotidiana?

 3. A partir do gráfico exposto no vídeo; Extração→Produção→Distribuição→Consumo→Reciclagem/Seleção; e a última sugestão do gráfico, o que podemos afirmar sobre o tema.

 4. Relacione o que você comprou recentemente que não utilizou e depois escreva sua opinião sobre você e o consumo.

 5. Relacione o que você comprou e pouco utilizou e qual a relação que você faz com o tema?

 6. Qual a sua idéia, agora, sobre o tema abordado?
ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DO PARÁGRAFO.



 A partir da discussão entre os colegas da equipe, coloque a conclusão que vocês chegaram em apenas um parágrafo.

Texto 1º
Texto 2º
Texto 3º
Texto 4º



Construção das idéias dos grupos



Conclusão








Aqui , você vai colaborar para o projeto, apresente seu parecer sobre a atividade desenvolvida.

4 comentários:

  1. Consumir é usufruir de produtos que são essenciais ou não para a vida cotidiana. O vídeo trabalha com a análise crítica sobre os meios de consumo desde a extração da matéria prima até a transformação do produto em lixo. Nossa relação com os produtos normalmente são de conquista visual, por isso as empresas investem pesado em propaganda, outdoors e novos desing para os produtos ainda que esses sejam supérfluos ou descartáveis. A gigante indústria de produtos supérfluos nos mostra diariamente que estamos desatualizados, e ainda que agente tente se atualizar no outro dia estaremos novamente desatualizado. É preciso pensar em soluções que viabilizem o reaproveitamento das matérias fazendo com que elas sejam renováveis, e dessa forma não destruindo o planeta.

    Ariel Ramos e Rebeca Carneiro - Colaboradores

    ResponderExcluir
  2. O vídeo nos mostra que utilizar/consumir não é tão bom como achávamos que era. Consumir demais é um exagero sem necessidade e que só vai contribuir para o nosso mal. Talvez se usarmos só o que precisamos e reciclarmos o máximo que pudermos seria o ideal. Ele nos mostrou também que ajudaria a diminuir a poluição no mundo. Nós consumimos além do necessário e devemos nos conscientizar com a situação do nosso planeta.

    Kaio Carneiro e Ângela - alunos do 9° ano da Escola João Carneiro que participaram da atividade desenvolvida.

    ResponderExcluir
  3. Entendemos no vídeo que o consumo é a atividade de utilizar itens. Compramos também coisas que não são necessárias. O material extraído produzido,consumido e reciclado deverá voltar ao ponto inicial, porque a relação entre nós e o consumo é que geralmente quase tudo que agente compra acaba rapidamente no lixo. A idéia transmitida é que nós maltratamos o meio ambiente, para nada!

    Alunos da 6º Série
    Mattias Gordiano e Jadson

    ResponderExcluir
  4. Construção do parágrafo:

    O vídeo é um ótimo meio para refletirmos o que já causamos com o nosso planeta e o que devemos fazer para tentar apagar este erro gravíssimo que a cada dia aprofundamos mais e mais. Muitas pessoas não veem o que está nos nossos olhos. O clima, as mudanças climáticas, e as pessoas continuam consumindo excessivamente e desmatando ilegalmente nossas florestas. Desse modo, onde vamos parar?Parem e pensem!

    Contribuição Maria Alice e Miguel
    Alunos da 7º série

    ResponderExcluir